sexta-feira, 26 de junho de 2015

O Missionário - Inglês de Sousa


                                                  

Resumo da obra “O Missionário e a Crítica entre o vídeo Like A Prayer”. Madonna X Padre Antônio de Morais
  Por Meire.

     O Missionário de Inglês de Sousa revela uma forte influência do escritor francês Émile Zola e foi publicado em 1881. A obra retrata o cotidiano em uma cidade pequena do Pará com extrema fidelidade, observação e exaltação da natureza regional, foi originada de um conto chamado O Sofisma do Vigário e é considerada um romance de tese. Isso ocorre devido à proposta de apresentar um conflito entre o instinto animal e a vocação para o sacerdócio. A vítima do antagonismo é o Padre Antônio de Moraes, que não resiste aos encantos de Clarinha, uma mameluca.
       No romance, o padre parte para Silves, um pequeno povoado do Pará localizado na entrada da floresta amazônica. Por lá, apresenta-se como um sacerdote correto, mas o cotidiano do local começa a entediá-lo, e surge a ideia de se aventurar pela mata, com o intuito de catequizar os índios munducurús o que causa admiração por parte dos moradores por ser uma tarefa difícil nunca tentada antes, pois muitas lendas eram contadas sobre os índios inclusive a prática do canibalismo. Porém, durante o percurso da viagem fica doente devido ao tempo que passou na mata, e ao chegar ao sítio de João Pimenta, conhece a mameluca Clarinha, neta de Pimenta. Após recuperar suas forças, o religioso passa a reparar na menina, colocando-o em uma situação delicada perante sua filosofia de vida. Apesar da forte atração que sente, tenta relutar por não querer repetir o erro de outros antecessores, pois se considera inabalável na sua missão como missionário alegando jamais desviar-se.
        No entanto, devido à carência e as circunstâncias acaba se rendendo aos encantos de Clarinha o que contradiz com sua visão de missionário. E ao voltar para Silves, repete o que considera “desvio” por parte de seu antecessor, levando Clarinha consigo para viver clandestinamente alegando ser uma serva que irá cuidar da casa e é recebido com honras pelo povo da cidade já que o considerava morto por sua destreza realizando uma missão tão difícil em prol da população, no caso os indígenas.

Crítica entre O Missionário de Inglês de Sousa e o Clip Layk A Prayer de Madonna

                                         










    

 Like A Prayer 1989                                                  O missionário, 1881. 


Inglês de Sousa nasceu em 28/12/1853, e faleceu no Rio de Janeiro-RJ, em  06 /12- 1853/ 06-09-1916.Madonna Louise Veronica Ciccone  16/08/1958
         O Realismo foi uma escola literária que combatia os ideais românticos. O surgimento ocorreu enquanto o mundo vivenciava o nascimento do socialismo e da segunda Revolução Industrial. No Brasil foi inaugurado em 1881.
Romance de Tese
“O Realismo se tingirá de naturalismo, no romance e no conto, sempre que fizer personagens e enredos submeterem-se ao destino cego das ‘leis naturais’ que a ciência da época julgava ter codificado”. Alfredo Bosi”.


Padre Antônio de Morais X Madonna

“Espírito propenso à rebeldia”, “Conflito entre a Teologia dogmática e a filosofia moral” p.12 -13).



                                                       
             

“A falta de devoção do povo de Silves. O amor pelo lucro que os levava a abandonar pelos negócios os caminhos  da salvação” p. 63  cap. V)

Madonna

“As pessoas ainda não sabem como sou boa, mas logo vão saber. Daqui a alguns anos, todo mundo vai saber. E pra falar a verdade, estou planejando me transformar numa das maiores estrelas do século. Disse Madonna, em 1983, em uma de suas primeiras coletivas de imprensa, após o lançamento de seu álbum de estreia” (TARABORELLI, 2003, p.102).
Padre Antônio de Morais
“Antônio de Morais criara para si um mundo á parti, e ardia em desejos de reproduzir neste século as lendas que enchiam aqueles livros santos”,p.42)
Madona X Padre Antônio de Morais
 “A heresia era evidente e desta vez complicada desobediência e desrespeito formais” p.15

“Missionar, pregar o evangelho e morrer nas mãos dos índios, não podia haver nada mais glorioso para um verdadeiro ministro do altar” p 66. Cap VI)                                                                  
        A relação de crítica entre O Missionário e O Clip Like A Prayer é que tanto Madonna quanto o Padre Antônio de Morais tinham em comum a formação religiosa de Madona e a severa disciplina do Padre, que o reprimiu da infância ao seminário. No clip, começa com o nome da cantora. “Madonna” significa “Mãe de Cristo”, sua família era muito religiosa. A foto da capa do clip com a imagem sensual de uma calça Jeans é uma crítica em resposta à sua mãe que considerava a mulher que usava Jeans uma herege. Tanto o padre quanto a cantora almejavam ascensão social o padre quando entra em contato com a natureza selvagem dos índios, mesmo tendo consciência do perigo, (O Jornal Baixo Amazonas fala sobre os índios “Munducurucânia” atacarem o povoado de S. Tomé, sob o governo de José Maria Paranhos, p.58), busca somente o prestígio, esquecendo-se do zelo missionário. Pois segundo ele, mesmo ariscando-se a morrer nas mãos dos índios [...] ganhando a glória que perpetua uma personalidade na memória dos homens, asseguraria o triunfo de sua causa perante o tribunal do juiz indefectível. E que “era preciso ser” um herói para a comunidade e um mártir para Deus” p. 63, cap. v)
      O clip Like A prayer segundo pesquisas foi o trabalho mais importante da Madona, pois além da repercussão social, representa uma fase de amadurecimento da cantora. Para Inglês de Sousa, apesar de o autor ter escrito outras obras anteriormente. ‘“O Missionário” foi o que lhe deu ascensão social literária. Tanto a obra quanto o clip mostram características típicas do Realismo / Naturalismo, como demonstração de condicionamentos circunstanciais, sociais e biológicos. Também enfoca as teorias do Determinismo e Darwinismo em que o meio determina o homem, e segundo Darwin o homem é uma animal e portanto segue seus instintos sendo comprovado por meio do Ceticismo da ciência que  tudo se justifica.


Fontes:
SOUSA, Inglês de. O missionário.  3 ed. São Paulo: Ática, 1987
http://educacao.uol.com.br/biografias/ingles-de-sousa.jhtm
 http://educacao.uol.com.br/biografias/ingles-de-sousa.jhtm
http://www.ufpa.br/beiradorio/arquivo/beira08/noticias8/noticia8.htm
Link:http://www.vagalume.com.br/madonna/like-a-prayer.html#ixzz3XtuUbSfp
http://madonnamadworld.com.br/tag/barack-obama
http://www.infoescola.com/literatura/realismo/

http://madonnaonline.com.br/especial-like-a-pray

Um comentário: